User Guide
Why can I only view 3 results?
You can also view all results when you are connected from the network of member institutions only. For non-member institutions, we are opening a 1-month free trial version if institution officials apply.
So many results that aren't mine?
References in many bibliographies are sometimes referred to as "Surname, I", so the citations of academics whose Surname and initials are the same may occasionally interfere. This problem is often the case with citation indexes all over the world.
How can I see only citations to my article?
After searching the name of your article, you can see the references to the article you selected as soon as you click on the details section.
 Views 5
 Downloands 3
Um necessário passo para trás: notas para fundamentação de uma hermenêutica do feminino a partir de sua relação com a psicologia
2021
Journal:  
Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral
Author:  
Abstract:

Abstract Este artigo busca contribuir para a fundamentação de uma hermenêutica do feminino desde a perspectiva da psicologia à luz da fenomenologia hermenêutica. Para tanto apresenta-se, partindo de levantamento bibliográfico de artigos publicados ao longo da última década, o modo próprio de conduzir investigações desta abordagem, que é das grandes escolas de psicologia brasileira. Configuram características desse pesquisar a precisão no enfoque que se dá às obras filosóficas lidas, o debruçar-se sobre fenômenos concretos, mesmo para estudos teóricos, a não-pretensão de construção de verdades absolutas e, por último, a importância para o perguntar. Na sequência, apresenta-se a situação hermenêutica heideggeriana enquanto possível articulação metodológica de análise como fundamento possível para uma hermenêutica do feminino. A partir das coordenadas do ponto de vista, perspectiva e horizonte, componentes da noção de situação hermenêutica, é possível cuidar para não se sobrepor à visão daquela com quem se conversa em campo. Além disso, a partir da aplicação das coordenadas da situação hermenêutica é possível acompanhar processos de transformação naquelas com quem se troca em campo. Nesse sentido, conclui-se que a prática psicológica à luz da fenomenologia hermenêutica é fértil para o desenvolvimento de uma hermenêutica do feminino, oferecendo abertura e coordenadas que acompanham o mostrar-se da mulher e que não primam pela neutralização do que lhe é próprio.

Keywords:

Citation Owners
Information: There is no ciation to this publication.
Similar Articles
Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral

Journal Type :   Uluslararası

Metrics
Article : 519
Cite : 4
Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral